quarta-feira, 16 de maio de 2007

Saúde - Vacinação do Idoso em Goiás vai até sexta-feira, 18

Iniciada dia 23 de abril, a campanha é prorrogada para garantir que todos os municípios goianos atinjam a meta determinada pelo Ministério da Saúde

Karolinne Rodrigues

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe, pneumonia bacteriana, tétano acidental e febre amarela em Goiás, ainda não atingiu os números estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A decisão de prorrogar a campanha no Estado foi tomada para beneficiar áreas de difícil acesso, como por exemplo, as rurais.

Dados iniciais do Ministério apontaram que a campanha no Brasil foi positiva. Cerca 75,83% dos idosos do Brasil compareceram aos postos de vacinação entre 23 de abril e 4 de maio. Inicialmente, o país esperava vacinar pelo menos 70% dos maiores de 60 anos.

A dificuldade de acesso a algumas localidades e problemas no envio de informações aos municípios foram alguns agravantes para estados como Acre, Roraima, Maranhão e Rio de Janeiro não atingirem a meta. A vacinação ocorre anualmente no mês de abril, que é o período que antecede o inverno, quando há maior incidência de gripe.

Cerca de 20 milhões de doses da vacina contra a gripe e 4 milhões contra tétano e difteria foram enviadas aos municípios e estados. Os 60 mil postos de saúde, incluindo as unidades do Programa de Saúde da Família, estiveram abertos das 8h às 17h. Idosos que estão com seus cartões de vacina desatualizados também poderão se imunizar.

Nenhum comentário: