Giulliana Fagundes
A organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16,6 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte no mundo. A previsão, segundo a sociedade de cardiologia, é de que aumente a incidência de pessoas com essas doenças.
De acordo com o Dr. Sérgio Baiok, vice-presidente da sociedade de cardiologia da regional Goiás, a tendência é crescer cerca de 20% a cada década a quantidade de pessoas com problemas de coração. "Hábitos inadequados de vida como o sedentarismo, o consumo em excesso de alimentos ricos em gordura, sal e açucar , o uso do álcool e do cigarro e o estilo moderno de vida são alguns motivos que colaboram com esse aumento", afirma.
O AVC, mais conhecido como derrame cerebral, e o enfarte cardíaco são as principais doenças relacionadas ao coração. " O maior vilão da doença cardíaca é a hipertensão, e existem cerca de 35% de hipertensos no Brasil" . Segundo o Dr. Sérgio Baiok para prevenir essas doenças é preciso praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, manter-se dentro do peso e ter um acompanhamento médico. " É aconselhável, quando se tem familiares com problemas do coração ter um acompanhamento médico desde criança e para quem não tem, recomenda-se a partir dos 25 anos".
Fatores Predisponentes e Fatores Adquiridos para doenças cardiovasculares
- De acordo com o Dr. Sérgio Baiok existem fatores predisponentes para as doenças do coração que não se conseguem modificar como:
- Hereditariedade - Algumas famílias apresentam maior incidência de doenças coronárias e de hipertensão
- Sexo - Doenças cardíacas seguem sendo mais comuns no sexo masculino; nas mulheres na pós-menopausa
- Idade – são mais freqüentes após os 50-60 anos de idade-
- Raça - é mais comum na raça negra.
Existem outros fatores que são adquiridos e podem ser controlados:-
- Fumar cigarros: o tabagismo é um fator muito importante na gênese da aterosclerose (deposição de gorduras nas paredes internas das artérias), que pode levar ao derrame cerebral ou ataque cardíaco.
- Hipertensão arterial: apesar da maioria dos casos de hipertensão terem uma origem inerente ao próprio indivíduo, ela pode e deve ser controlada com dieta, medicamentos e exercícios.
- Hiperlipidemia e diabetes: o aumento das gorduras no sangue também costuma ter uma origem familiar mas pode ser controlada-
- Obesidade: pode também ser alterado, com um programa de dieta e exercícios físicos.
- Sedentarismo: pode ser modificado, pois é um hábito adotado.
- Ansiedade/Estresse: são problemas que podem ser modificados de várias maneiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário