Excesso de condimentos e pouca higiene no preparo dos alimentos pode contribuir para o surgimento de complicações estomacais
Alessandro Copetti
Lanchonetes e ambulantes podem representar riscos´para o estômago. "O ideal é evitar o excesso de alimentos gordurosos, frituras e priorizar comidas mais saudáveis", ressalta o médico Rodrigo Sebba. Para a estudante Simone Gomes é difícil evitar os lanches. "Passo o dia todo na rua, a única opção que tenho são as lanchonetes".
Conforme Rodrigo, o ideal nesse caso é priorizar frutas, bolacha de água e sal, salada de frutas e quitandas assadas. Evitar sanduíches e alimentos de procedência duvidosa, como os comercializados por ambulantes. Muitos desses alimentos são acondicionados em temperatura incorreta, fator que contribui para a proliferação de bactérias.
Rodrigo lembra que muitas vezes as pessoas não se alimentam corretamente durante o dia e comem em excesso a noite. "Com isso acabam indo dormir de estômago cheio o que pode contribuir para o surgimento de gastrite". Também o refluxo gastroesofágico, que consiste na ida de ácido do estômago para o esôfago podendo causar lesões. O ideal é que as refeições sejam feitas pelo menos três horas antes de ir dormir.
Para não cair na tentação, no jantar é bom evitar passar longos períodos sem se alimentar durante o dia. Comer bem no almoço dando preferência para frutas e legumes. E nos intervalos lanches saudáveis como iogurtes, leite e frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário