quarta-feira, 9 de maio de 2007

Fé - Evangelização on-line

Missas podem ser transmitidas pela internet

Monique Arruda

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sua direção vão apresentar ao papa Bento 16, no encontro que acontecerá em Aparecida do Norte, em São Paulo, um projeto que discutirá as transmissões de missas pela internet.

Projeto que tem causado divergências na Igreja Católica. O próprio papa deixou claro que pela internet não é possível ter um encontro verdadeiro com Deus, "não tem valor espiritual", afirmou ele em seu documento Sacramento do Amor, no dia 16 de fevereiro.

Caso o projeto seja aprovado, a CNBB quer também realizar cursos na área de teologia através de videoconferência. Para o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha e d. Dimas Lara, o novo meio de comunicação é defendido para despertar maior atenção do público jovem na divulgação da fé cristã.

Porém mesmo o Vaticano tendo uma página na internet há dez anos, nunca houve a transmissão de missas. O papa reforça sempre a necessidade da pessoa estar presente nas missas.

A presidência da CNBB defende a internet, "não dá mais para falar em evangelização dos jovens sem discutir a internet, afirma Dom Geraldo, porém ao mesmo tempo em sintonia com o pensamento do papa ele fala da importância da presença das pessoas nas igrejas. Contudo para o Bispo a Igreja Católica tem que aprender a utilizar a internet da melhor maneira possível, pois os jovens devem ser divulgadores da Fé Cristã nesse espaço virtual, encerra Dom Geraldo.

Nenhum comentário: