quarta-feira, 9 de maio de 2007

Filantropia - Movimentos sociais e religiosos em prol da comunidade

Ações sociais restauram dignidade do homem promovendo sua cidadania e integrando-o na comunidade

Adriana Carvalho

A ASD (Associação Servos de Deus) é uma obra social da RCC (Renovação Carismática Católica) da Arquidiocese de Goiânia, reconhecida como uma instituição filantrópica sem fins lucrativos de utilidade pública, para atender a comunidade através dos núcleos de atendimento a população.

Na sede da ASD realiza trabalhos de formação humana, religiosa e social que são desenvolvidos voluntariamente pelos membros da RCC. Na parte religiosa são realizados missas, retiros e encontros espirituais, bazar beneficente e orações individuais. O trabalho social é dividido em duas grandes frentes: formação de crianças e adolescentes e trabalho social com dependentes químicos.

As crianças e adolescentes permanecem no núcleo de atendimento no período contrário ao da escola. Lá, elas fazem duas refeições e atividades de reforço escolar. Também desempenham atividades educativas culturais, como aulas de artesanato, biscuit, bordados e tapetes e recreação. O trabalho é desenvolvido em três núcleos de atendimento - Setor São José com capacidade para atender 80 crianças, de 7 a 14 anos; Jardim Guanabara para 100 alunos e Vila Moraes para 75.

A segunda frente do trabalho social é a recuperação de dependentes de químicos. O tratamento é coordenado por terapeutas e psicólogos num período de nove meses, feito através da laborterapia e psicoterapia. O atendimento é realizado na chácara Maria de Nazaré, em Aparecida de Goiânia. O local é exclusivo para o tratamento de pessoas do sexo masculino.

A sede da ASD é usada também para palestras dirigidas à formação humana e espiritual. E conta com assistência a portadores de necessidades especiais. Cursos de costura, cabeleireiro, informática, manicure, mercenaria, serralheria, reforço escolar, balé clássico, violão, guitarra, canto, jazz , dança de salão e outros também são oferecidos.

Mais informações pelo telefone 4013-7100.

Nenhum comentário: