Matheus Monteiro e Ludimila Queiroz - 3ºperíodo
O número de parques existentes em Goiânia colaboram para a preservação e o cuidado com a natureza. "Os parques são um ótimo meio de interação entre o meio ambiente e os moradores urbanos", diz o biólogo Thiago Resende. Diante desta visão percebemos que a cidade é privilegiada quando se fala em meio ambiente.
O Parque Vaca Brava é cercado por edifícios e próximo a um shopping. A estudante Raíssa Queiroz, que freqüenta o parque, considera o local o melhor da cidade para praticar seus exercícios físicos. "As pessoas são simpáticas, o lugar é lindo e o clima bastante agradável”, afirma Raíssa.
Recentemente, o parque passou por uma reforma, devido aos desgastes nas barragens. Após a retirada da água do lago, foram colocadas pedras no entorno e removida grande quantidade de lixo do fundo.
Também bastante freqüentado, o Parque Areião ocupa uma área de 165 mil metros quadrados nos setores Marista e Pedro Ludovico. A pista de caminhada, as duas estações de ginástica e o lago na nascente do córrego Areião são fatores que atraem a população diariamente, enquanto que a preservação de sua área verde foi determinante para que Goiânia recebesse o título de Cidade Modelo Ambiental.
O Parque Cobra Veiga, na Rua João da Silva Brandão, é um centro voltado para pesquisas dedicadas à produção de toxinas e, também possui projetos de educação, cultura e ecologia. Com investimentos em pesquisa, o Parque Ecológico de Preservação Ambiental e Florestal Ulisses Guimarães, na BR-153, possui áreas de escavação, camping e replantio de árvores nativas.
O Bosque dos Buritis, por sua vez, é o mais antigo patrimônio paisagístico da cidade, com 125 mil metros quadrados. Voltado para visitação da população e com pistas de caminhada, o parque também ligado às artes, onde se encontram o Museu de Arte de Goiânia, o Centro Livre de Artes e o Monumento à Paz.
Ainda em construção, o Parque Flamboyant promete ser bastante visitado. Situado em uma área de recente ocupação e desenvolvimento, o Parque ficará pronto em breve e contará com uma pista de caminhada e uma área arborizada. Segundo o biólogo Thiago Resende, a vegetação local será preservada e serão plantadas flores. “A paisagem é constituída por várias espécies nativas do cerrado, com buritis e outras árvores de grande porte”, afirma o biólogo.
Diante de tantas áreas verdes compondo o cenário goianiense, restam esperança e conscientização da população de que é preciso preservar para manter. E que os freqüentadores do parque atuem junto a SEMMA (Secretária Municipal do Meio Ambiente) para que Goiânia continue entre as capitais mais arborizadas do país.
Localize-se
- Conheça os endereços dos principais parques da cidade.
- Parque Vaca Brava: delimitado pelas avenidas T-03, T-05, T-10, T-15 e T-63. Setor Bueno).
- Parque Areião: situado entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenida Americano do Brasil, Rua 90, Avenida Areião e Avenida 5ª. Radial. Setores Marista e Pedro Ludovico.
- Parque Cobra Veiga: Rua João da Silva Brandão, Qd. 128, Parque Veiga Jardim - Aparecida de Goiânia.
- Parque Ulisses Guimarães: BR. 153 à 18 Km de Goiânia. Telefone: (62) 225-0337 Fax: (62) 229-4315. Visita: somente com autorização da Supervisão do Parque. Horário: das 8 às 17 horas.
- Bosque dos Buritis: Alameda dos Buritis, Avenida Assis Chateaubriand com rua 1, Setor Oeste.
- Jardim Botânico: Avenida Botafogo, Setor Pedro Ludovico. Telefone: (62) 824-1757.
- Parque Flamboyant (em construção) : entre a Avenida H e as Ruas 46, 15, 12, 55 e 56, Jardim Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário