sexta-feira, 18 de maio de 2007

Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis agita comunidades de SP para cuidar da saúde e do meio ambiente

Na primeira semana de maio, várias iniciativas mobilizam a população de São Paulo para o cuidado ambiental em busca de soluções para problemas locais.

Edilaine Pazini


Nos dias 02 e 03 de maio, centenas de agentes comunitários de saúde e de proteção social vão desenvolver atividades, em diferentes regiões da capital paulista, unindo o cuidado do meio ambiente à promoção da saúde e do desenvolvimento social.

O objetivo é promover uma maior mobilização e articulação local desta proposta. As atividades fazem parte do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis, uma ação integrada da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social.

Entre outras iniciativas, os agentes irão promover: construção de praças, plantio comunitário de árvores, caminhadas ecológicas, coleta de pilhas e materiais recicláveis, além de palestras e oficinas, como por exemplo, de produção de sabão com resíduo de óleo doméstico. A idéia é despertar a comunidade local para ações que podem fazer parte da sua vida cotidiana.


O que é o PAVS

Desde fevereiro deste ano, cerca de 5.700 agentes comunitários de saúde e de proteção social atuantes na capital paulista estão sendo capacitados por 82 educadores para ampliação e aprofundamento dos seus saberes e práticas na promoção da saúde e qualidade de vida.

Estão sendo trabalhadas seis temáticas estratégicas, que aliam a saúde ao meio ambiente: Lixo; Água e Energia; Biodiversidade e territórios saudáveis; Convivência Saudável e Zoonoses; consumo responsável; Cultura da Paz e Não-Violência.

Mais informações no Centro de Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP/USP que apóia o Projeto.

FONTE: Assessoria de Comunicação Institucional Faculdade de Saúde Pública - FSP/USP

Nenhum comentário: