quarta-feira, 16 de maio de 2007

Saúde - Terapia na água

Hidroterapia melhora equilíbrio e diminui riscos de queda

Desirée Rosa

A Associação dos Idosos do Brasil realiza o curso hidroterapia para idosos com idade entre 60 a 90 anos de idade. O projeto é coordenado pela fisioterapeuta Selma Mendes, que propõe terapia na piscina para a terceira idade com o objetivo de melhorar a disposição e o equilíbrio, evitando, assim, possíveis quedas.

A duração do curso é de três meses. Os interessados devem andar sem necessitar de ajuda, não praticar atividade física supervisionada regularmente e ter um atestado médico do cardiologista autorizando a hidroterapia. Lembrando que só é oferecido 20 vagas.

A Associação dos Idosos do Brasil (AIB) foi fundada em 1989 pela assistente social Marly Almeida, e atualmente é presidida por Maria Terezinha. Essa entidade visa a promoção e o incentivo da longevidade do idoso.

"Nós idosos temos muita vontade de conversar, contar histórias e nem sempre a família é paciente", analisa a coordenadora da instituição, Ruth Lélis Costa. Ela ainda ressalta que a associação é um ambiente de relacionamento, convivência e aprendizagem. "Oferecemos aulas de yoga, de informática, curso de ponto-cruz, temos também o coral, entre outras. Todos os professores e monitores são voluntários".

Sociabilização
A segunda casa dos idosos, como é chamada a AIB pelos associados, conta com quase dois mi idosos. As atividades desenvolvidas por eles contribuem para a sua auto-estima e valorização. " Com a alfabetização, muitos deles saem orgulhosos por ter aprendido a escrever o nome", afirma Ruth Lélis.

A associação é uma instituição filantrópica que sobrevive de uma verba do governo federal, considerada insuficiente para a manutenção da Casa. Segundo a presidente da instituição, Maria Terezinha, para implementar a renda são produzidos panos de prato, vasilhas em arquear e tapetes para a comercialização destes, além da pequena ajuda dos associados.

Os idosos que quiserem participar do curso de hidroterapia e outras atividades devem procurar a Associação dos Idosos do Brasil, na Rua Francisca Costa Cunha, n°570, no Setor Aeroporto. Mais informações pelo telefone 3212-9528.

Nenhum comentário: