quarta-feira, 2 de maio de 2007

Agepel recebe novos projetos de incentivo à cultura

Lei Goyazes atende parcela ainda menor de artistas goianos

Desirée Rosa

A Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) recebe inscrições, do dia 2 a 15 de maio, de novos projetos culturais que queiram ser beneficiados com a Lei Goyazes.

De acordo com o gestor de finanças e controle da Agepel, Wander Cassiano, qualquer pedido em âmbito cultural pode ser apresentado. "Projetos de música, de artes plásticas, de montagem de espetáculos teatrais, de realização de exposição fotográfica, de apresentação de dança, de produção de filmes, de restauração arquitetônica e de lançamento de livros podem ser beneficiados", acrescenta.

A Lei Goyazes vigora no Estado desde maio de 2000. É resultado de um trabalho de pesquisa realizado em todo o País, por uma comissão nomeada pelo governo de Goiás. A legislação procurou adequar-se a realidade do Estado e produzir o que há de mais moderno e abrangente em termos de normatização do incentivo à produção cultural.

Porém, quanto aos investimentos, Wander Cassiano relata que houve uma redução drástica do limite para o ano. "Em 2003, tínhamos uma cota de quase 500 mil reais, hoje com a atual administração foi feito um corte que reduziu para menos de 200 mil reais".

O gestor da Agepel afirma que, "o patrocínio da Lei Goyazes não consegue atender a demanda de projetos culturais goianos". Ele acredita que essa dificuldade é conseqüência dos problemas administrativos do governo estadual.

Os interessados em concorrer ao benefício deverão encaminhar os projetos à Secretaria do Programa Goyazes - no Cento Cultural Marieta Teles. Outras informações: (62) 3201-4666.

Nenhum comentário: