quarta-feira, 16 de maio de 2007

Encontro - Amostra cultural indígena em Goiânia

Hacksa Oliveira

Aconteceu no dia primeiro de maio o 11° encontro da Retocan - nome de origem indígena que significa Amostra da Cultura Indígena. Os goianienses tiveram a oportunidade de conferir de perto músicas, poemas, artesanatos, espetáculo de danças e a escrita produzidos pelos próprios índios.

Segundo a presidente do Retocan, Miram Caiapó do Sul, o encontro teve o intuito de mostrar a importância dos índios na comunidade. "Valorizar no sentido de ajudar a manter a cultura, de promover um resgate cultural", afirma Miram.

O Retocan é uma ONG ainda não registrada e mantida pela comunidade. Inclusive, o Centro de Valorização da Mulher (Cevam) está entre os incentivados do projeto. Hoje, há três indígenas e 17 descendentes de índios caiápos, como a menina karajá Mareaure Manteru, 6, e a garota da tribo Jaue, Lucineide Eurawi, 7.

De acordo com Miram, em uma audiência com o presidente da Funai em Goiás, ele afirmou que o projeto é único, diferente e inusitado. Cerca de 60 índios participaram, e ela conseguiu mais de 800 peças de roupas que serão doadas para eles.

Nenhum comentário: