quarta-feira, 16 de maio de 2007

Educação - Falta livros nas bibliotecas públicas

Avaliações mostram que alunos aprendem mais quando têm a oportunidade de conviver com os livros na escola

Wilson Fernandes Diogo

Bibliotecas da rede pública de ensino de Goiânia vivem crise com a falta de livros nas prateleiras. A bibliotecária Valéria Fernandes de uma escola municipal da região norte de Goiânia diz que a falta de opções de livros para os alunos contribui diretamente na qualidade do ensino. Para ela, os estudantes ficam subordinados ao que aprendem em sala de aula.

A professora de Língua Portuguesa Adriana Pereira da Silva afirma que a leitura é capaz de operar pequenos milagres, ampliando o conhecimento. Segundo Adriana, a falta de leitura atrapalha no aprendizado do estudante. "Os alunos reclamam da falta de opções nas bibliotecas e é triste ver o interesse e não ter livro disponível", afirma.

A estudante Claudia Ribeiro da Silva diz sentir-se prejudicada, por precisar da biblioteca e deparar-se com prateleiras vazias. Ela alega não ter tempo para fazer pesquisas fora da escola, visitando bibliotecas do Centro ou Campinas, onde o número de exemplares é maior.

A diretora da escola disse que enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Educação, mas ainda não obteve resposta. Segundo ela, os pais reclamam muito. De acordo com a diretora, os alunos sentem-se prejudicados por não terem condições financeiras de pesquisar fora da escola.

Nenhum comentário: