A cada dia morrem mais mulhres vítimas da vaidade
Rúbia Oliver
O Brasil já ocupa o 3º lugar no ranking mundial de consumo de produtos para beleza. Cada vez mais mulheres e homens se preocupam com a aparência, com isso aumenta o consumo e a venda de cosméticos.
Como a mídia acaba ditando regras para a moda, essa procura excessiva por beleza acaba trazendo algumas conseqüências sérias, pois nem todas as pessoas tomam os devidos cuidados na hora de comprar cosméticos e fazerem uso desses produtos e serviços.
mulheres de todas as idades estão agora fazendo a tão conhecida escova progressiva, onde muitas vezes o sonho de ficar bonita acaba se tornando um pesadelo. Várias vítimas já sofreram com os efeitos de substância tóxicas como o formol que é misturado a outras substâncias para dar um efeito liso mais duradouro.
A escova progressiva é um método de alisamento capilar que não é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AVISA), apenas os produtos utilizados nesses procedimentos necessitam de registro.
O formol é uma solução de formaldeído, matéria-prima com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante e como agente endurecedor de unhas. O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos, pode causar danos irreversíveis à saúde e levar a morte, como o caso de Maria Eni da Silva, de Porangatu – Goiás, que morreu três dias após fazer escova progressiva nos cabelos.
É importante que as pessoas fiquem atentas para o risco que o produto que está sendo usado pode oferecer, com informações de que realmente entende do assunto e também saber se o procedimento é registrado pela ANVISA.
Riscos que o formol oferece:
As reações do uso do formol podem ser:
Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.
O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.
quarta-feira, 28 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário