quarta-feira, 21 de março de 2007

COMPORTAMENTO - Elas seguem na frente...

Aumenta o número de mulheres ao volante

Mônica Pires

Se você prestar um pouco mais de atenção aos automóveis que circulam no trânsito de Goiânia, observará que os veículos já não são exclusivamente dirigidos por homens. A quantidade de mulheres que resolveram sair do banco do passageiro para tomar frente ao volante só tem crescido nos últimos tempos.

Esse efeito pode ser percebido em todos os Estados do Brasil. As mulheres se encorajam para habilitar-se, independentemente da idade. Tanto jovens quanto mulheres de mais idade entram nessa onda. Como se não bastasse, as indústrias automobilísticas já estão de olho na nova tendência de mercado.

Dados deste ano do Registro Nacional de Condutores Habilitados, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), informam que 26,7% dos condutores são do sexo feminino. O Detran – GO comprova que o número de mulheres habilitadas cresceu em torno de 7% contra apenas 4,2% dos homens. Aumento é significativo e só tende a avançar.

De leve...
Fato comprovado é que as mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito e são reconhecidas como boas condutoras de automóveis. Os números também revelam que elas se envolvem em apenas 18% dos acidentes e 22% das infrações, contra 82% de acidentes e 78% de infrações dos homens. Mas mesmo assim, ainda sofrem preconceito por parte da sociedade.
Tente se lembrar de alguma propaganda que apresenta a mulher no volante, e não apenas como carona. Lembre-se também de já ter ouvido falar de ditos populares do tipo "mulher no volante, perigo constante", ou ‘‘lugar de mulher é pilotando fogão". Já foram populares, mas estão cada vez mais caindo no esquecimento.
Descontos
Por se envolverem pouco em acidentes, as mulheres recebem descontos na hora de contratar o seguro de automóvel. A procura por seguro de automóveis cresceu 5% de 2003 a 2004. O resultado confirma maior participação feminina.

O aumento da procura por seguros deve-se ao fato de que a participação das mulheres é cada vez maior no mercado automotivo. As indústrias de automóvel também se preparam. Já existem no mercado carros adaptados para a satisfação e conforto das mulheres.

Nenhum comentário: