sexta-feira, 15 de junho de 2007

Universidade Católica de Goiás realiza 3° Semana de Cultura e Cidadania


Repórteres: Fernanda Resende L. Rocha, Carlos Alexandre, Thiago Felipe, Astero Fontenelle e Edson Rodrigues Junior

UCG realiza todos os anos evento que beneficia a população goiana com serviços úteis e gratuitos

A 3ª Semana de Cultura de Goiás foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio pela Universidade Católica de Goiás (http://www.ucg.br/). Várias pessoas foram beneficiadas com serviços oferecidos por alunos dos mais diversos cursos. O evento teve como objetivo proporcionar uma troca: os alunos melhoram o aprendizado e a população recebe atendimento nas áreas jurídica de saúde e outras.

A Semana acontece uma vez por ano e tem aproximado a população da comunidade acadêmica. Os 53 cursos ofereceram 400 atividades gratuitas, como dança, teatro e minicursos. Quem precisou emitir documento não precisou levar foto.

Um mini estúdio estava à disposição para os que precisam de uma 3x4. Quem fala sobre esse atendimento é o encarregado de serviços gerais Maurício Borges. Segundo ele, a praticidade com o evento fez com que as pessoas ganhassem tempo e evitou gastos extras. "Fiquei muito satisfeito com o serviço. Precisei de novos documentos e tudo foi resolvido sem gasta nenhum dinheiro". Ouça audio com entrevista de Borges.

Na área da saúde a Semana ofereceu exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e orientações sobre medidas de prevenção. Falou-se da importância do combate à obesidade infanto-juvenil e ao diabetes. Houve ainda orientação de como se fazer curativos, como manter uma boa postura e alimentação, além das atividades físicas. Para entretenimento as atividades lúdicas com vídeo foram bastantes disputadas.

Muitas pessoas saíram satisfeitas, mas teve quem ficou frustrado. A moradora A moradora de Bonfinópolis, Romilda Dias da Silva, 57 anos, diz que não consegui atendimento. "Estou precisando de um fonoaudiólogo e um fisioterapeuta. A fila estava muito grande e não posso esperar porque tive derrame. Por isso fiquei sem atendimento", reclama.

A médica cirurgiã Luciana Morelli ministrou palestra para as futuras mamães (gestantes), alertando sobre os cuidados necessários com a gestação, o parto e o pós parto. O cuidado com a criança também foi enfatizado. Ela alertou também para os métodos anticoncepcionais e de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A área da saúde foi uma das mais visitadas. Os tratamentos não eram realizados na exposição. Após o resultado dos exames as pessoas eram encaminhadas para centros de saúde a UCG, onde receberiam o tratamento gratuito.

A área jurídica também foi bem solicitada. Diversos serviços foram oferecidos, inclusive com audiências. Atendimento criminal, de família e trabalhistas também foi bastante procurado, assim como assuntos imobiliários, previdenciários e investigação de paternidade. Foi realizado um casamento comunitário, com 19 casais.
A população pôde contar também com serviços do Vapt-Vupt, fazendo documento de identidade e até tirando fotos 3X4 totalmente grátis. Maria Abadia, 46, moradora no St. Marechal Rondon considera o serviço válido. “É muito gratificante este tipo de serviço, principalmente para as pessoas que não possuem recurso financeiro. Para nós que estamos desempregados foi realmente maravilhoso, pois estamos sempre distribuindo curriculum por aí, então essa oportunidade veio na hora certa, ajudando bastante.”
ESTATÍSTICAS 24/05
1.094 Atendimentos realizados
4.376 Fotos 3X4 entregues



VOCÊ SABIA?

Que o cigarro contém cerca de 4.720 substancias químicas, e que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas além de irritantes e tóxicas para os pulmões? Quem fuma tem também 200% a mais de risco de ter um derrame e aumenta em 300% o risco de ter um ataque cardíaco !









Nenhum comentário: