quarta-feira, 6 de junho de 2007

Comemoração – Namorar pode custar caro

Na próxima terça-feira será comemorado o Dia dos Namorados. Presentear a pessoa especial neste dia é uma tarefa que demanda amor, tempo e dinheiro

Denise Rasmussen

O dia 12 de junho é uma data especial para dar presente para a pessoa amada. Mesmo com os preços altos, o presente não pode ficar de lado. O Procon-GO realizou uma pesquisa de preços de vários artigos em que foram entrevistadas 93 pessoas envolvendo jovens e adultos, sendo 52 mulheres e 41 homens.

De acordo com o órgão foram eleitos na pesquisa como presentes que as pessoas gostariam de ganhar: jantar, calça jeans, camisa masculina, celular, cesta café da manhã, flores, jóias, lingerie, máquina fotográfica, motel, MP4 e perfume.

A estudante Cristiane Lima, 21, namora há 5 anos e combinou com o namorado de não dar presente e nem receber dele. Para ela, a crise financeira impede esse tipo de gasto. "Sempre que preciso de alguma coisa ele me dá e vice-versa, não precisamos de data para isso", acrescentou. Mas, se não fosse por isso, ela gostaria de ganhar uma calça jeans.

Preços O Procon também pesquisou preços de 11 tipos de produtos/serviços em 66 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Constatou que o preço de uma lingerie preta teve uma variação de 517,2% de uma loja para outra, com o menor preço de 29 reais e o maior de 179. Para uma aliança de compromisso de aço com fio de ouro a variação foi de 296,27%, o preço variou de R$85,80 a 340,00.

A menor variação foi encontrada em uma máquina digital Sony de 7.2 mega pixels com zoom óptico, com preço variando entre 799 e 988 reais, representando um índice de 23,65%. O Procon esclarece que a tendência dos preços é baixarem com a proximidade da data pois, os lojistas costumam fazer promoções para atrair clientes e manterem as vendas aquecidas.

O Procon recomenda atenção dos consumidores quanto à diferença de preços, qualidade, garantia dos produtos e serviços, bem como verificar o prazo de validade. Para as compras via internet, telefone, catálogo ou reembolso postal o consumidor pode devolver o produto no prazo de até 7 dias.

Nos outros casos, o produto poderá ser devolvido ou trocado desde que em concordância com o comerciante que não é obrigado a trocar peças que não apresentarem defeitos, exceto quando há comprometimento de troca por escrito da loja. Em caso de irregularidades, o consumidor poderá buscar orientação no Procon-GO pelo telefone 151, pelo e-mail consulta@procon.go.gov.br, pessoalmente no vapt-vupt ou na sede do Procon na rua 02, n.º 24 – Edifício Rio Vermelho, Centro.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.