quarta-feira, 6 de junho de 2007

Qualificação de Fornecedores - Mais qualidade e riquezas internasQualificação de Fornecedores - Mais qualidade e riquezas internas

Pequenas e médias empresas goianas se qualificam, conquistam mercados e passam a fornecer produtos e serviços a grandes grupos empresariais de outras regiões

Célia Oliveira


Médias e pequenas empresas goianas se qualificam para atender exigências de mercado e ampliar negócios. Elas participam do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). Gerenciado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa visa melhorar a qualidade destas empresas, para que grupos compradores adquiriram produtos e serviços dentro do próprio Estado. Isto, para gerar emprego, renda e riquezas na região. O programa já qualificou mais de 200 empresas goianas, em sete municípios.

Um exemplo é a Megatech Informática. Localizada em Rio Verde, "a empresa mudou para melhor depois de 18 meses no PQF", comenta o gerente comercial da empresa, Luciano Oliveira Freitas. Atualmente, a Megatech fornece suprimentos e serviços para quatro grandes indústrias da cidade.

A Limpus Industrial, indústria de produtos de limpeza de Aparecida de Goiânia, é outro exemplo. Desde 2006 no programa, a empresa se tornou fornecedora de três indústrias da região: Mabel, Equiplex e Furnas. Conforme o diretor administrativo da Limpus, Agripino Gomes de Souza, a empresa implantou novas ferramentas de gestão e se tornou mais moderna. "Vamos, agora começar a colher os frutos", comemora.

Compradoras também ganham

Se os fornecedores locais têm a oportunidade de gerar novos negócios e conquistar mercados, as empresas compradoras podem ganhar financeiramente. Uma maneira para isso é a proximidade das empresas com os fornecedores. A coordenadora da área de Gestão Empresarial do IEL, Vera Lúcia Oliveira, afirma que o PQF é uma forma de promover o desenvolvimento sustentável dentro dos municípios.

Ela lembra que o programa, criado em1999, tem mudado o cenário das cidades quando alavanca e amplia negócios entre quem compra e quem vende. "Esta articulação conjunta resulta em ganhos financeiros para ambas as partes".


Nenhum comentário: