quarta-feira, 6 de junho de 2007

Saúde - A trajetória de uma gravidez


Dr. Rui Gilberto Ferreira, gnecologista-obstetra e Presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia:
" a gestante dever ter uma vida normal, tendo cuidado apenas com o excesso"
Giulliana Fagundes

Durante a gestação é normal surgirem preocupações, dúvidas e curiosidades. É um período que a mulher tem expectativas, ansiedades e grandes emoções. De acordo com Dr. Rui Gilberto Ferreira, gnecologista-obstetra e Presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia, a gravidez pode se considerada de alto e baixo risco. "Cerca de 15% das gestantes tem uma gravidez de alto risco, o que exige um acompanhamento médico mais rigoroso".

A gravidez considerada de alto risco é quando a mulher tem doenças como diabetes, hipertensão ou maior ganho de peso durante a gestação. "Esse tipo de gravidez pode gerar risco tanto para a mãe quanto para o bebê e por isso ela deve ir ao médico quantas vezes for necessário. E se a gravidez for de baixo risco é aconselhável uma consulta mensal até o sétimo mês, duas no oitavo e uma a cada semana no nono mês", afirma o ginecologista.

Segundo ele durante todo o período de gestação são feitos três exames de ultra-sonografia . Um após 12 semanas de gestação, outro com 20 e o terceiro após 32 semanas. O ginecologista ressalta que a gestante deve ter uma vida normal. "Ela pode trabalhar, ter relação sexual e fazer atividades físicas, tendo cuidado apenas com o excesso".

Alimentação
É muito importante o cuidado com a alimentação, pois alimentar-se corretamente durante a gravidez possibilitará à gestante ter um bom estado de saúde e o desenvolvimento normal do bebê. "Ela deve Ter uma alimentação com mais proteínas e menos carboidratos. É aconselhável que se alimente de 2 em duas horas".


Ultra-som 3D
A ultra-sonografia 3D é uma técnica recente no Brasil que possibilita a captação de imagens mais nítidas do bebê que na ultra-sonografia convencional. Este exame possibilita ainda a visualização das expressões da face do bebê e facilita o reconhecimento do seu sexo.O Exame tridimensional é realizado de uma maneira semelhante ao de ultra-som bidimensional,. Através dos equipamentos de última geração utilizados durante a técnica, as imagens bidimensionais são captadas em diferentes ângulos, onde são armazenadas e reconstruídas instantaneamente pelo computador em três dimensões.

Uma das maiores vantagens da ultra-sonografia 3 D é permitir a identificação de malformações do útero e do Bebê. Até mesmo deformidades no esqueleto do feto ficam mais evidentes nesse tipo de exame. Sempre que há algum indício ou caso de malformação na família, se a gravidez é tardia ou os pais estão muito ansiosos, o obstetra pode solicitar a ultra-sonografia 3D.
Apesar deste grande avanço tecnológico nem sempre é possível obter imagens de boa qualidade. Se a gestante é obesa, o bebê está com o corpo ou o rosto colado à placenta ou se há pouco líquido aminiótico as imagens não ficam bem definidas. O excesso de movimentação do feto, também provoca a perda de qualidade das imagens.

A Ultra-sonografia 3 D tem um custo de R$ 220,00 a 260,00 reais



2 comentários:

jobbesy disse...

artigos escritos muito bom. O autor é giulliana di francescantonio?

Bruno disse...

Muito bom mesmo ta de parabens,O nome dela e Giulliana De Francescantonio Fagundes Jornalista ta Fonte TV.