quarta-feira, 6 de junho de 2007

Goiânia é a capital mais arborizada do país

Estudo técnico diagnostica que a cidade possui 94 metros quadrados de área verde por habitante

Monique Arruda

Graças ao viveiro da prefeitura situado no campus Samambaia, e a sua capacidade de produção de mudas, foi realizado um estudo pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) em Goiânia. Esse estudo técnico diagnosticou que a cidade é a única do país que possuí o maior número de áreas verdes em vias públicas, são 94 metros quadrados por habitante, passando a frente de cidades como João Pessoa e Curitiba.

Em uma importante reunião realizada na última segunda-feira, 4, no viveiro municipal, o Secretário do Meio Ambiente, Clarismino Júnior, deixou claro o quanto foi importante o Programa Plante a Vida para que o resultado desse estudo se concretizasse. Segundo Clarismino, o goianiense não perdeu o gosto pela terra, "é um povo, cujo seus hábitos culturais estão arraigados ao ato de plantar."

Outro grande objetivo, além da divulgação do estudo, foi a presença de autoridades importantes do cenário político e educacional de Goiás, como o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edwar Madureira Brasil, o diretor da escola de Agronomia da UFG, Juarez Patrício Oliveira Júnior, o professor da escola de Agronomia da UFG, Jácomo Divino Borges, além da presença do prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado.

O grande objetivo desse encontro foi o convênio firmado entre a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás, em especial a Escola de Agronomia . Atualmente, o viveiro produz cerca de 120 mil mudas por ano. Essa parceria tem como foco potencializar a produção de mudas. Um evento importante para levar maior qualidade de vida aos goianienses, que desfrutarão dos parques, bosques e canteiros e para os estudantes de biologia e agronomia da UFG que poderão fazer seus estágios no viveiro.

Para o Secretário, a data de um dia antes do Dia Mundial do Meio Ambiente foi oportuna, pois o município tem administradores modernos que se preocupam com as gerações futuras. O mérito da grande quantidade de áreas verdes é um ato de vislumbre estadista, com grande visão e perspectivas de futuro. Segundo Iris, o momento vivido durante o encontro foi marcante, a preocupação com o meio ambiente é um ponto fundamental na sua administração, pois é preciso salvar o meio ambiente, riqueza maior e esgotável do planeta.

O prefeito elogiou os meios de comunicação goianos. Para ele, a imprensa tem tido um representativo papel na divulgação e na conscientização em relação ao meio ambiente. Iris Rezende e Clarismino manifestaram seus reconhecimentos ao firmarem a parceria com a Universidade Federal. Ambos discursaram sobre a importância desse convênio. Já que a instituição de ensino abarca todo o conhecimento técnico necessário para a potencialização da produção de mudas no viveiro.
Grande parceria

O diferencial a partir da parceria do viveiro, está no fato de que as mudas serão produzidas em pequenos recipientes de plástico, conhecidos como tubetes. Segundo o professor de agronomia Jácomo Divino e o diretor da escola de agronomia da UFG Juarez Patrício, as vantagens são enormes. A plantação em tubetes otimiza custos e espaço, pois a quantidade de recursos utilizados são menores e os resultados são gratificantes. Além do grande ensinamento técnico para os estudantes de biologia e agronomia que poderão vivenciar de perto os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Você conhece o estande da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que doa muda de plantas nos mutirões que são realizados em Goiânia?

Nenhum comentário: