sexta-feira, 15 de junho de 2007

Comprar um carro novo financiado ou usado à vista?

Não se sabe se é mais vantajoso comprar um carro novo financiado ou um usado à vista, depende das condições e particularidades de cada cliente


Repórter: Sâmar Azanki
Editora: Thamara Gonçalves


O Brasileiro nunca comprou tanto carro zero km em um início de ano como agora. Balanço divulgado pela Anfavea, associação que reúne montadoras, mostra que, nos dois primeiros meses do ano, foram licenciados, no País, 299,69 mil carros, novo recorde histórico para o período. Esse volume representou salto de 14,9% sobre o mesmo período em 2006.

Rafael Diogo comprou um carro novo financiado, há 2 meses. “Me interessei pelo financiamento com baixa taxa de juros”, ressalta o estudante de direito. Comprar um carro novo financiado hoje está muito fácil. A concorrência está cada vez maior, fazendo com que as concessionárias parcelem em até 72 meses.

Segundo Daniel Arantes, proprietário de uma concessionária que trabalha com carros seminovos, os consumidores têm que ficar atentos aos baixos juros que são cobrados. “Existe um negócio que chama repasse. Quando a pessoa vai comprar um carro zero e a taxa de juros está baixa, eles estão ‘segurando’ os preços do carro, para passar o desconto que poderia dar para a fábrica”, argumenta Daniel.

Usando uma taxa real, de 1.6 a 1.3%, Daniel conta que não sentiu nenhuma baixa nas vendas dos carros usados do ano passado para esse. “Como vende muito carro novo, sempre entra carro usado no meio das negociações e isso é muito bom para os clientes de carros usados, que por algum motivo ou outro não compram carro novo”, observa.

A vantagem de comprar um carro usado, de acordo com Daniel, é não ter a desvalorização após um ano, como acontece com o carro novo. “Você tira um carro hoje e ele desvaloriza de 15 a 20% no primeiro ano, ou seja um carro que custou 40 mil reais depois de um ano está valendo de 32 a 34 mil. Perde muito dinheiro. Isso aumenta a medida que você compra um carro de luxo”, conta o empresário.

Dicas do contabilista
Segundo o contabilista, Ramilton Benício ,são vários os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar um carro novo financiado.” Ficar atento as taxas de juros e fazer pesquisa de preço “ ressalta. Já o carro usado á vista, olhar a procedência com relação à localidade do veículo;
olhar mecânica, motor e câmbio e a documentação juntamente com o Detran e furtos e roubos", complementa

Nenhum comentário: