Aulas inovadoras, profissionais qualificados e acompanhamento da realidade do aluno contribuem para isso
Luciano Joka
A Educação de Jovens e Adultos é caracterizada por sua diversidade ao reunir no mesmo ambiente alunos de diferentes faixas etárias, que na maioria das vezes trabalham, além de apresentarem tempos diferentes de iniciação e interrupção de seus estudos.
Muitos professores se desdobram em sala de aula para não deixar cair o pique, pois a desmotivação é uma das principais causas de evasão escolar. "O professor que trabalha com alunos nesta situação tem que ter uma formação diferenciada, buscar entender a realidade deles, se envolver afetivamente e passar o conteúdo das aulas de forma significativa", afirma Adolfo Estulano, professor de Artes da Escola Municipal Nova Conquista.
As aulas de Adolfo não são convencionais. Ele utiliza uma série de ferramentas e propõe projetos que vêm mudando a cara da instituição de ensino como a exposição de quadros, o caça-talentos e o coral.
A escola onde ele trabalha fica no Parque Tremendão em Goiânia, considerada uma região violenta e carente, mas a realidade na unidade de ensino é bem diferente. Disciplina, ações inovadoras e o acompanhamento dos educandos fazem dela um referencial para sua comunidade.
A diretora Irani Soares da Costa afirma que o segredo do sucesso na participação da comunidade são os projetos realizados na escola que buscam resgatar a cidadania dos estudantes. "Ensinamos os alunos a defender este patrimônio que é deles", destaca.
A aluna Silvany Martins Cunha, 35 anos, da 8ª série, aprova as aulas diferenciadas dos professor. "Gosto da escola, das atividades propostas e do carinho que os profissionais daqui têm comigo", afirma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário