Estado está livre de febre aftosa há 11 anos e garante metas da Organização Mundial de Saúde Animal
Desirée Rosa
Nesta semana, a Secretaria de Agricultura lançou a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Goiás. O prazo para os vacinar os bovinos e bubalinos é de 1º até 31 de maio. O objetivo da vacinação é alertar o produtor rural sobre a importância de vacinar o rebanho.
O Estado mantém o status de sanidade do rebanho bovino há 11 anos, o que conferiu o título pela Organização Mundial de Saúde Animal aos estados que cumprem as metas de vacinação.
Segundo o coordenador da campanha de vacinação, o médico veterinário Ramón Rizzo , esse quesito é básico na manutenção e conquistas de mercados de exportação para a carne goiana e seus derivados.
Além disso, Ramón ressalta que a vacinação correta dos animais promove um crescimento na economia, já que o mercado é aberto e a demanda é grande. Então, o produtor tem meios viáveis de investir na pecuária e oferecer empregos.
Para o médico veterinário, o estado está se desenvolvendo bastante. "Antes a campanha era no sentido de erradicar a febre aftosa em Goiás, hoje trabalhamos com a idéia de combater a enfermidade e, posteriormente, teremos o controle efetivo e o fim de campanhas de vacinação", explica.
Ramon Rizzo informa ainda que podem ser feitas denúncias sobre irregularidades ou omissões de vacinação pelo número 0800-646112, o Disque-Denúncia da Agrodefesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário