quarta-feira, 18 de abril de 2007

Economia - Supermercados pequenos crescem quase o dobro dos hipermercados

Médios varejos estão conquistando cada vez mais a preferência dos consumidores. É o que garante a pesquisa realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e a ACNielsen
Karolinne Rodrigues

Mesmo diante do desenvolvimento econômico, os pequenos e médios mercados viraram concorrentes de peso dos super e hipermercados. Uma estudo realizado entre a Abad e ACNielsen informou que, o pequeno varejo teve crescimento superior a 7%, enquanto os hipermercados cresceram em torno de 2% a 4%.

Esses pequenos empresários têm a vantagem de conhecer os hábitos dos clientes com quem convivem diariamente. Isso permite que trabalhem com um custo operacional baixo. Nesses estabelecimentos é comum trabalhar toda a família do proprietário. Essas peculiaridades têm dado um novo fôlego para o desenvolvimento em um mercado tão competitivo.

Segundo o economista Jairo Martins, o empreendedor que quer lucro precisa investir, principalmente melhorando a estrutura do estabelecimento. "Aquele que quer crescer, precisa pensar em tecnologia e novas formas de vender o produto", propõe.

Proprietário de um supermercado na região leste de Goiânia, Willian Jair explica o crescimento rápido de sua empresa. Segundo ele, uma das estratégias é disponibilizar ainda mais serviços aos consumidores. "Procuramos oferecer comodidade ao cliente para que ele não precise sair daqui para comprar em outro lugar", alega.

O crescimento dessas pequenas empresas ao que tudo indica deve continuar, pois as grandes marcas estão de olho nesse mercado. Muitas optam pelo caminho de investir nos pequenos e médios varejos. Segundo o estudo LatinPanel, 62% da população vai a pé aos locais de compra, sendo este um ponto fundamental na escolha dos locais dos estabelecimentos. A dona-de-casa Zenaide Costa explica uma das opções por escolher um supermercado próximo. "Não dá para ir tão longe por um simples produto que faltou na hora do almoço". O mercadinho da esquina agradece.

Nenhum comentário: