quarta-feira, 18 de abril de 2007

Beleza - Cuide De Sua Saúde e Esqueça Das Aparências

Mulheres de todas as idades estão fazendo a escova progressiva, onde o sonho de ter um cabelo liso, as vezes pode se tornar um pesadelo. Várias vítimas já sofreram com os efeitos de substância tóxicas utilizadas nesse procedimento.

Rúbia Oliver

Os produtos utilizados na escova progressiva não são registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AVISA) para fazer esse tipo de procedimento. O Brasil já ocupa o 3º lugar no ranking mundial de consumo de produtos para beleza. Cada vez mais mulheres e homens se preocupam com a aparência, com isso aumenta o consumo e a venda de cosméticos.

Marília Luciano já fez várias escovas em seu cabelo, "me acho mais bela com os cabelos lisos, para mim vale qualquer coisa para ficar bonita, toda semana compro cosméticos", afirma. A mídia acaba ditando regras para a moda, essa procura excessiva por beleza acaba trazendo algumas conseqüências sérias, pois nem todas as pessoas tomam os devidos cuidados na hora de comprar e fazer uso desses produtos e serviços.

FormolA substância é uma solução de formaldeído, matéria-prima com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante e como agente endurecedor de unhas. O uso do formol com função diferente e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde, como a suspeita de morte no caso de Maria Eni da Silva, de Porangatu – Goiás, que faleceu três dias após fazer escova progressiva nos cabelos.

É importante que as pessoas fiquem atentas para o risco que o produto que está sendo usado pode oferecer, buscando informações de quem realmente entende do assunto, e se o produto é registrado na ANVISA.

Nenhum comentário: