quarta-feira, 2 de maio de 2007

Saúde - Febre amarela mata em Goiás

Hacksa Oliveira

Duas pessoas morreram de febre-amarela em Jataí esse mês. De acordo com laudos médicos, a falta de vacinação foi a causa

Laudo confirmou segunda morte de febre-amarela nesse ano em Goiás. O último caso foi o do trabalhador rural Adelson Avelino, 54, que a quatro anos morava em uma fazenda no município de Jataí e nunca tinha sido vacinado . De acordo com diagnóstico realizado, a única causa da morte foi a falta de vacina, afirma a Gerente de Epidemeologia de Goiás, Magna Maria Carvalho.

A responsável pela investigação dos casos na Vigilância Sanitária de Jataí, Bárbara Avelino, disse que, a primeira vítima, Rogério Sampaio, 23, natural da Bahia e a segunda, Adelson Batista, 54, natural do Rio Grande do Sul, estavam a quatro anos sem vacinar e não procuraram um posto de saúde para se prevenir.

O médico epidemiologista Petronor Carvalho disse que, "Adelson veio de uma região que nunca ouviu falar da doença, talvez esse foi o motivo pelo qual não se preocupou em vacinar". De acordo o epidemiologista, como Goiás é uma região propícia para a transmissão da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo ele, o ciclo do vírus se mantém quando o mosquito pica o macaco (que já foi infectado pelo próprio mosquito) e pica a pessoa que não foi vacinada. "Temos o virús, o mosquito e os reservatórios como macacos e roedores", acrescenta.

Vacinação
Para a Superidentende Estadual de Vigilância Epidemiológica, Magna Maria Carvalho, com a descoberta dos casos de febre amarela silvestre em Goiás este mês – um em Goiânia e outro na Cidade de Jataí- levou a Secretaria Estadual da Saúde a intensificar a vacinação contra a doença.

Uma equipe para imunizar e bloquear a doença foi montada. Cidades da região sudoeste como Rio Verde, Jataí e Chapadão do Ceú por ser municípios banhados pelo Rio Claro vão ter preferência, para evitar que novos casos surjam na região. "A estratégia de vacinação é de que 100% da população seja vacinada", afirma a médica responsável pelo laudo da Vigilância Sanitária de Jataí, Bárbara Avelino.

Segundo Bárbara, o último caso de febre amarela registrado em Goiás foi em 2000, na cidade de Doverlândia, também da região sudoeste, quando turistas adquiriram o vírus nas regiões de risco. De acordo com a Secretária de Saúde, os principais estados considerados como áreas de risco são Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A vacina pode ser encontrada gratuitamente em qualquer posto municipal ou estadual durante o ano todo. E quando a pessoa vai viajar ela deve ser vacinada dez dias antes. Uma dose torna a pessoa imunizada contra a doença por dez anos. A primeira dose deve ser aplicada em crianças a partir dos nove meses de idade. Quem tomou a vacina há mais de dez anos ou nunca foi vacinado deve procurar um posto de Saúde.

Nenhum comentário: